sábado, 25 de julho de 2009

Porsche 911 GT3


Novo Porsche 911 GT3: desempenho de ponta na estrada com ambições de pista



A Porsche está adicionando uma nova versão à nova geração da linha 911. É o novo GT3, ainda mais potente, rápido e refinado que seu predecessor. Ao desenvolver o mais esportivo e dinânico 911 de rua com motor de aspiração normal, a Porsche aplicou em larga escala o conhecimento adquirido nas competições. É por isso que o novo GT3 é verdadeiramente impressionante não apenas nas estradas, mas também nas pistas de corrida. O carro será apresentado mundialmente durante o Salão de Genebra, no dia 3 de março.
O 911 GT3 oferece padrões ainda mais altos, em especial em duas áreas: desempenho e comportamento dinâmico. O motor de 6 cilindros boxer desenvolve potência máxima de 435 cv, 20 cv a mais que antes. Este aumento é resultado do aumento da capacidade cúbica do motor (de 3.600 cm³ para 3.800 cm³) e do desenvolvimento do ciclo de combustão. Agora, além das válvulas de admissão, também as de exaustão são ajustadas pelo VarioCam.

Outro ponto importante é que, por meio deste ganho de potência e desempenho, o motor boxer também oferece um aumento significativo de torque a médias rotações − um benefício particularmente importante na condução diária. Claramente, isto também resulta em aumento de desempenho: o novo GT3 acelera da imobilidade aos 100 km/h em 4,1 segindos e atinge 160 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 312 km/h.
O segundo destaque do desenvolvimento do 911 GT3 é a melhora do comportamento dinâmico do carro. Pela primeira vez, o 911 GT3 sai de fábrica com uma variação particularmente esportiva do PSM (Porsche Stability Management, gerenciamento de estabilidade Porsche) oferecendo a opção de desativar, separadamente, o Controle de Estabilidade (SC) e o Controle de Tração (TC). Para dar ao condutor controle irrestrito do carro, estas funções não são reativadas automaticamente mesmo sob condições extremas de pilotagem: somente o toque das respectivas teclas as aciona novamente.

O novo GT3 oferece ainda mais estabilidade em alta velocidade. Mudanças específicas na aerodinâmica do carro aumentaram as forças de empuxo na frente e na traseira, de maneira que a pressão aerodinâmica sob o carro é mais de duas vezes maior do que no modelo anterior. Ao mesmo tempo, o novo pacote aerodinâmico dá ao GT3 um visual completamente renovado, acentuado pelos novos farois bi-xenon, pelo novo painel de luzes traseiras com LEDs e entradas e saídas de ar modificadas.

A suspensão ativa PASM (Porsche Active Suspension Management, gerenciamento de suspensão ativa Porsche) do 911 GT3 permitiu aos engenheiros da Porsche tornar as molas e barras estabilizadoras mais rígidas, assegurando maior precisão de condução no modo esportivo do PASM, ao mesmo tempo em que mantém conforto apropriado para o uso diário com o PASM no modo normal. O carro possui ainda novas rodas, ainda mais leves, com design esportivo, cubo rápido central e pneus UHP (ultra-high performance) com controle de pressão.
Com o comportamento dinâmico e o desempenho subindo para um nível ainda superior, o sistema de freios, seguindo a tradição da Porsche, recebeu evolução similar no novo 911 GT3. Os discos de freio possuem um disco de fricção ainda maior e uma cobertura de alumínio para reduzir ainda mais o peso. A ventilação do freio também foi melhorada e garante um nível ainda maior de poder de frenagem por longos períodos. Como antes, os freios de cerâmica PCCB (feitos especificamente para esta versão) são oferecidos como opcional.

O novo GT3 estará disponível com outro opcional que o torna ainda mais sob medida para as pistas de corrida: os novos e altamente inovadores rolamentos de motor PADM (Porsche Active Drivetrain Mount). Estes novos suportes do motor reconhecem um estilo de pilotagem particularmente esportivo, similar ao de uma corrida, tornando o usualmente elástico apoio do motor mais rígido e particularmente resistente. Isto mantém todo o conforto do GT3 no tráfego diário sem afetar o comportamento do carro na pista por qualquer transferência de massa vinda do motor em curvas rápidas ou pistas sinuosas.

A tração também melhorou nas acelerações feitas com o carro parado. Outra característica totalmente nova é o sistema opcional de levantamento do eixo dianteiro para aumentar o vão livre do carro para dirigir em pisos ondulados ou rampas íngremes (como as de garagens subterrâneas). Ele é feito por meio de uma tecla e pode aumentar a altura do eixo em 30 mm.