quarta-feira, 8 de julho de 2009

Harley Davidson

VRSCDX Night Rod Special

(Fotos)

A Harley-Davidson apresentou nos Estados Unidos uma nova integrante para sua linha “esportiva” de motocicletas, a Night Rod Special. Essa moto nada mais é do que uma derivação da versão standard da V-Rod com grandes modificações estéticas, que devem agradar aos fãs da famosa marca americana. Em um primeiro momento é até difícil acreditar que se trata de uma Harley-Davidson, caracterizada pelo estilo clássico de suas linhas. Mas tudo não passa de mero engano.

Na versão Night Rod praticamente todas as partes visíveis estão pintadas de preto, tomando o lugar dos famosos cromados, marca registrada da montadora. Quadro, suspensão, tanque, balança traseira e as rodas de liga fazem parte desta ousada mudança. Até as setas de direção ganharam uma película mais escurecida para reforçar a caracterização. Neste sentido se salvam apenas as duas ponteiras do escape, que ainda mantêm o brilho característico.

Os motociclistas mais conservadores talvez torçam o nariz para todas essas novidades. No entanto, não há como negar que as alterações deram um estilo muito mais atual e agressivo ao modelo. Nem mesmo o motor escapou da transformação.

Praticamente todo o conjunto mecânico recebeu a aplicação de tinta epóxi com acabamento em preto fosco. O resultado deu um toque especial aos cilindros, reservatório de óleo, caixa de transmissão e radiador. A idéia pode demonstrar uma certa tendência a ser incorporada aos futuros lançamentos da marca, como na recém-lançada Sportster Nightster. E, por falar em conjunto mecânico, força e desempenho são outros dois grandes atributos da Night Rod Special.

O propulsor é um V2 Revolution Twin Cam de 1.130 cm³ arrefecido a líquido com potência de 120 cv a 8.250 rpm e torque de 10,8 kgm a 7.000 rpm, segundo dados divulgados pela montadora. O sistema de injeção é o já conhecido ESPFI (Electronic Sequential Port Fuel Injection), o mesmo que equipa outros modelos da Harley. O câmbio tem cinco velocidades e a transmissão final é feita por correia dentada.

Na parte ciclística a Night Rod Special também não deixa nada a desejar para os motociclistas mais exigentes. Os freios dianteiros Brembo estão fixados à roda de 19” e usam discos duplos de 300 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões. Na traseira o sistema é com disco simples com os mesmos 300 mm de diâmetro. Na frente a suspensão tem curso de 101,6 mm, com tubos em alumínio de 49 mm. Atrás o curso é de 74 mm com a possibilidade de ajustes, dependendo do gosto do piloto.

A altura do assento também está um pouco menor nesta versão. Agora, são 660 mm do solo, o que propiciará mais conforto para os condutores de menor estatura. O único ponto negativo, neste caso, é seu peso de 292 kg, que pode prejudicar a agilidade nas manobras para um motociclista sem muita experiência.

Por enquanto a Night Rod Special está disponível apenas nos Estados Unidos e em alguns paises da Europa. Segundo informa o representante da marca no Brasil, o modelo deve desembarcar por aqui até o final do ano. Para os interessados, a reserva de unidades já está disponível. O preço é R$ 88,9 mil.